“Meus funcionários não vestem a camisa da empresa” – 6 dicas infalíveis para o seu negócio

Artigos“Meus funcionários não vestem a camisa da empresa” – 6 dicas infalíveis para o seu negócio

“Meus funcionários não vestem a camisa da empresa” – 6 dicas infalíveis para o seu negócio

Não importa o tamanho da empresa: a queixa por funcionários pouco engajados é muito comum. Porém, principalmente em grandes indústrias, é difícil manter uma proximidade com um grande número de funcionários.

Mas o seu negócio não precisa ser uma startup jovem, descontraída e com puffs coloridos para motivar os colaboradores a “vestir a camisa”.

Nós já lidamos com muitas empresas com este mesmo problema. Então, aqui vão as dicas do Manghá – por ordem de facilidade – para você implementar no seu negócio.

1.   Invista em um ambiente mais ético

A ética influencia, e muito, os resultados de uma empresa. As regras devem ser claras e – por mais lógico que isso pareça – seguidas. Boas práticas devem ser recompensadas e desvios de conduta, penalizados. Caso contrário, funcionários de confiança podem se sentir desmotivados e até mesmo serem corrompidos pelo ambiente injusto.

Veja também: Como a ética influencia nos resultados de uma empresa

2.   Foco em melhorias

Quem mais entende do dia-a-dia da empresa se não o próprio funcionário? Crie meios para que os colaboradores possam compartilhar críticas, ideias e sugestões de melhoria, garantindo que tenham um espaço seguro para falar sem represálias e que sejam reconhecidos por engajar.

3.    Invista na carreira da sua equipe

Oferecer capacitação e conhecimento é uma forma de renovar o gás da equipe e abrir novas perspectivas. Os assuntos abordados não precisam ser puramente técnicos: liderança, primeiros socorros, segurança e sustentabilidade são exemplos de temas que podem ser trabalhados em praticamente qualquer segmento de trabalho.

Para colocar em prática, não sai caro: existem diversos cursos gratuitos disponíveis na internet e uma série de palestrantes que podem fazer uma visita à sua empresa.

Quebre a rotina com uma palestra revigorante e não esqueça de registrar esse momento!

4.   Promova campanhas internas

As datas comemorativas são oportunidades para criar um clima mais humanizado no ambiente profissional. Elas podem ser aproveitadas na forma de palestras, dinâmicas em grupo, mensagens criativas, brindes, entre outras ações capazes de fazer com que a equipe sinta-se prezada pela organização.

Comece com pequenos comunicados, mensagens criativas e brindes mais simples. Conforme for pegando o jeito (e o orçamento permitir), procure fazer campanhas mais elaboradas.

5.   Documente e compartilhe

A Intranet é uma boa forma de manter diferentes setores de uma empresa conectados, mas se o seu segmento conta com chão de fábrica, talvez seja interessante investir em um jornal impresso, contando as novidades e conquistas, além promover descontração através de receitas, jogos e dicas de lazer para o tempo livre.

6.   Extra: Cultura de informação

Ao seguir os 5 passos anteriores, você terá engajamento suficiente para esta etapa: Ter uma rede de capacitação interna, onde os próprios colaboradores são responsáveis por ministrar cursos para os novatos.

E, para tornar tudo mais produtivo, é possível digitalizar estes cursos. Os responsáveis fornecem as aulas gravadas em vídeo, e nós do Manghá desenvolvemos uma plataforma de ensino própria (que será para sempre da sua empresa) onde os cursos são disponibilizados juntamente com painel de atividades, provas e diploma digital no final.

Assim, você nunca mais vai precisar pagar para utilizar a plataforma de ensino de terceiros, e terá um conteúdo com 100% do DNA da sua empresa sendo assimilado pelos funcionários nos momentos mais convenientes para suas rotinas.

Deixe um comentário

Logotipo Manghá Agência

Bem-vindo à Manghá Agência! Somos publicitários e marketeiros formados e prontos para ajudar você a galgar passos incríveis rumo ao sucesso… Siga a gente na sua rede social preferida!