COPYWRITING X COPYRIGHT

Sem categoriaCOPYWRITING X COPYRIGHT

COPYWRITING X COPYRIGHT

Existe uma confusão que permeia os dois termos em inglês copyright e copywriter, devido sua semelhança na escrita e pronúncia. Esse artigo foi elaborado para sanar todas as dúvidas que envolvem essas duas palavras.  

Copywriting é uma técnica de redação, no qual, o texto pode ser aplicado às diversas mídias e formatos. Seu conteúdo é a serviço do marketing e vendas, focado na conversão, sendo fortemente convincentes, capazes de conduzir o leitor a contratar determinado serviço ou comprar determinado produto. Usa-se de embasamento com os dados de marketing, além de gatilhos mentais e técnicas de eliminação de objeções que o leitor pode ter ao decorrer da leitura, levando-o à ação de adesão da idéia. 

O copywriting é o mais indicado para reforçar a estratégia comercial da publicidade, graças à sua capacidade de convencer por meio de palavras nos mais diversos meios de publicidade que compõem uma campanha, como: anúncios, banners, folders,  telemarketing, emails, artigos, etc. Para ser efetivo, o copywriting é composto por diversos modos de estratégias para produção de um texto que vende. Sua técnica principal é o gatilho mental: são amparadores automáticos que estimulam a conversão e inibem as objeções. O copywriting é realizado por um profissional do marketing – o copywriter – que usa de mecanismos que transmite confiança e desperta sentimentos positivos no cliente. 

Já o copyright tem a ver com direitos autorais sobre um trabalho e seu criador. O termo é usado para salvaguardar e impedir que um trabalho seja utilizado ou copiado sem a autorização prévia do autor. Toda obra original incluindo música, imagens, vídeos, documentos digitais, fotografias e etc; são trabalhos que conferem ao seu autor direitos exclusivos. O direito de autoria de uma obra é necessário para evitar casos de plágio ou cópia e deve ser feita logo após sua criação e/ou modificação (alteração ou atualização). A atividade garante direito intelectual e é firmado por um notário. O símbolo do copyright © quando presente em uma obra restringe a sua impressão sem a devida autorização, impedindo que ocorra benefícios financeiros e autorais para terceiros que não sejam o autor da obra. Muitas vezes a palavra copyright é seguida pela frase em português “todos os direitos reservados”, que atesta que a obra está protegida por lei.

Gostou deste conteúdo? Fique por dentro das últimas tendências e estratégias de marketing.
Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos:

1 Comentário

Deixe um comentário

Logotipo Manghá Agência

Bem-vindo à Manghá Agência! Somos publicitários e marketeiros formados e prontos para ajudar você a galgar passos incríveis rumo ao sucesso… Siga a gente na sua rede social preferida!