Nem todo seguidor é consumidor – entenda o motivo!
“Tenho muitos seguidores, mas poucos compram de mim, ou sequer interagem nos meus posts”
Essa é uma queixa MUITO comum quando grande parte dos seguidores do instagram foram conquistados através de sorteios. É o seu caso? Então, continue lendo!
O objetivo do sorteio é aumentar o número de seguidores rapidamente, alavancando o alcance do perfil. O grande número de seguidores causa um primeiro impacto muito positivo para os visitantes, além de aumentar a visibilidade da marca. Porém, ao serem atingidos pelo sorteio através do compartilhamento ou marcação nos comentários, os usuários apresentam comportamentos distintos:
Usuário A – o mais comum: até mesmo visualiza seu perfil, porém não tem interesse no seu produto/serviço.
Usuário B: se interessa pelo produto/serviço e participa do sorteio, porém não vira um cliente.
Usuário C – menos comum: se interessa pelo produto/serviço, participa do sorteio e posteriormente, vira um cliente.
O usuário A possui motivações mais evidentes, portanto, mais fácil de compreender seu comportamento (embora possa estudar a possibilidade de transformá-lo em um usuário C).
Já o usuário B costuma gerar muitas dúvidas: Se participou do sorteio e segue meu perfil, por que não vira consumidor da minha marca?
Por ter interagido com a sua ação, é possível identificar que ele tem interesse no que está oferecendo, mas existe algum obstáculo que o impede de fechar a compra. Este obstáculo pode ser o preço, que é inacessível para este usuário. Pode ser a localização e/ou forma de entrega, que de alguma forma não é viável para ele. Ou, seu produto/serviço é visto como algo supérfluo, deixando de ser prioridade. Ou seja: Para ele, só valeria a pena consumir sua marca caso fosse de graça.
Sintomas de que você possui seguidores do tipo B:
- Sempre que você posta algo, perde seguidores, e
- Grande número de seguidores, baixa taxa de engajamento e conversão.
Caso faça um sorteio futuramente, tenha em mente que alcance alto é diferente de conversão alta. Aumentar a visibilidade da sua marca aumenta as chances de encontrar novos clientes, porém nunca é uma garantia. Por isso, o sorteio deve ser apenas uma das estratégias de marketing da sua empresa!
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