< class="qodef-m-title entry-title qodef-content-grid "> Manghá Agência
PostsAnálise estratégica de cenários

Análise estratégica de cenários

Quando uma empresa nasce e são definidos Visão, Missão e Valores, é criada uma projeção de como o negócio estará dali 10, 20 anos. Porém, para atingir este objetivo é necessário pensar de forma estratégica nos cenários que o negócio pode atravessar e como responderá a eles.

A gestão de excelência em uma empresa demanda estudo. É importante que o gestor tenha feeling para negócios, mas para ter garantia de resultados, as decisões precisam ser fundamentadas em dados sólidos.

Para proporcionar ao gestor uma visão clara do contexto atual, é essencial investir em práticas e ferramentas de gestão que o auxiliem a entender e monitorar resultados.

Identificar os pontos fortes e fracos do negócio de forma realista abre portas para uma gestão com maior clareza e prioridades bem definidas.

Sabendo do potencial da empresa e também suas necessidades e limitações, chega o momento de olhar para o futuro. Analisar os possíveis eventos porvir (externos e internos) permite que o gestor crie soluções que previnam problemas e tome decisões mais assertivas a curto, médio e longo prazo.

A análise de cenários se trata do estudo estratégico de variáveis no contexto de uma empresa e suas alternativas.

Tipos de Ambientes


Uma organização está inserida em diversos ambientes que influenciam direta ou indiretamente seu desempenho.

As mudanças na legislação, o surgimento de novas tecnologias e a obsolescência de outras, bem como flutuações naturais, demográficas e socioculturais podem ser responsáveis por impactos positivos e/ou negativos em uma empresa.

A projeção de cenários pode (e deve) ser aplicada em todos estes contextos, sejam externos ou internos, como por exemplo:

Econômico

Considerando fatores internos e externos, o poder de compra do consumidor e as flutuações de oferta e demanda, por exemplo, são cenários que interferem na economia do negócio.

Orçamentário

Sobrou dinheiro para investir? Não aposte! Planejar investimentos projetando seus impactos no negócio é a melhor forma de tomar a decisão correta.

Operacional

A gestão de pessoas de forma estratégica dentro de uma organização é essencial. Seja trabalhando com um staff enxuto ou com um grande quadro de funcionários, uma mesma equipe pode ser gerenciada de formas diferentes, aumentando ou diminuindo sua capacidade produtiva.

Tipos de cenários


Cenário positivo (otimista): Baseado na probabilidade de fatores que afetem positivamente a organização, possibilitando resultados superiores aos do cenário neutro. (Aumento de receitas ou redução de gastos em relação ao cenário base)

Cenário neutro (esperado ou realista): Este é o cenário base, onde são evidenciados os eventos de maior probabilidade e os resultados nas receitas e gastos.

Cenário negativo (pessimista): Prevê situações que afetariam negativamente a organização, levando a resultados abaixo dos obtidos no cenário neutro. (Redução de receitas e/ou aumento de gastos em relação ao cenário base)

Feitas as análises, ficam mais claras as prioridades, os pontos fortes e as fraquezas da empresa, possibilitando decisões mais inteligentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo Manghá Agência

Bem-vindo à Manghá Agência! Somos publicitários e marketeiros formados e prontos para ajudar você a galgar passos incríveis rumo ao sucesso… Siga a gente na sua rede social preferida!