Descobrindo os sweet spots para seu negócio acertar no alvo

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Descobrindo os sweet spots para seu negócio acertar no alvo

Imagine que você tem um alvo a acertar e precisa descobrir qual é a combinação de força, velocidade e esforço necessário para acertar o ponto certo. Esse conhecimento é conhecido no campo dos esportes como “sweet spot”.

Note que o esforço entra na conta porque não adianta acertar o alvo uma vez e machucar o braço, pois isso te impediria de acertar novamente.

Trazendo este termo para o mundo dos negócios, descobrir os sweet spots do público significa saber quais são os pontos ideais para investimento, onde os resultados são maximizados em detrimento ao esforço dedicado a conquistar novos clientes. Isso exige conhecer muito bem o comportamento do público.

Erra quem pensa que os sweet spots tratam somente de produtos ou serviços. Eles têm muita relação, na verdade, com o posicionamento da marca – ou a causa que ela carrega.

Por exemplo: se uma marca de cosméticos identifica que grande parte de seus clientes é vegana, envolver-se com a causa animal promove um ponto de contato com o público muito assertivo. Da mesma forma, caso a marca não demonstre preocupação com sustentabilidade, pode perder muitos pontos de engajamento.

Com isso, podemos concluir que o posicionamento da marca deve sempre priorizar o que o público valoriza. Seu sucesso depende da percepção do cliente, ou seja, a marca deve se manifestar de forma consistente, de interação à interação, no meio digital ou offline.

A palavra-chave é “relacionamento”

Essa estratégia cria um relacionamento muito diferente do meramente comercial: o assunto de interesse do público passa pela timeline e a ativação nas redes sociais ocorre de forma espontânea, alavancando a marca. Essa ligação é tão forte que interfere diretamente no processo de compra, onde o posicionamento da marca é capaz de “ganhar” a clientela quando são avaliados Promoção, Preço, Praça e Produto. (lembra deles?)

“Uma marca pode representar um atalho mental para tomada de decisão daquele que comprar com base em compartilhamento de valores. Essa constatação, além disso, afasta a racionalidade da decisão” (SHERRY JUNIOR, 2018)

Agora, pense em uma marca que você adora. Observe que não estamos falando de um produto, e sim de uma marca. Aquela que você gosta de acompanhar as redes sociais, ou a newsletter…consegue pensar em alguma? Conte para nós nos comentários qual é e qual o motivo para você gostar dela.

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