SIGNIFICADO DAS CORES NO MARKETING
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FORMATO DO CONTEÚDO: blog post
GÊNERO LITERÁRIO: ensaio
TEMPO DE LEITURA: 00:02:21
As cores despertam emoções poderosas nos consumidores… Mas é preciso muito cuidado na hora de escolhê-las! Saiba o porquê.
O uso de elementos que despertem os “sentidos dos clientes” é algo amplamente explorado no marketing, porém pouco compreendido… Desde cheiros e músicas animadas em lojas, até mesmo a degustação de aperitivos e o uso de cores em produtos e lugares intencionais.
Esses “elementos apelativos” têm o poder de atrair o consumidor por meio de estímulos cerebrais, até que o mesmo concretize a compra. A psicologia das cores é, portanto, um amplo campo de estudo que aborda sua influência em nossas emoções e percepções sobre as coisas do meio ao nosso redor.
Veja aqui como o significado das cores no marketing pode influenciar o seu consumidor!
Por que são usadas?
As cores são usadas como uma forma de expressão e até mesmo de reforço da marca, ajudando a potencializá-la na memória do consumidor. Por exemplo, se eu lhe pedir para imaginar uma marca de bebida que use a cor vermelha, você certamente pensará na Coca-Cola, não é?!
Cada cor é associada com certos sentimentos humanos. E o marketing aproveitou-se deste fato para aplicadas as cores corretas aos produtos, de modo que provoque o sentimento que se espera, resultando em uma conversão maior para conduzir os leads até a venda.
Isto acontece não apenas com produtos anunciados. A própria marca e o material de comunicação (site, folders, catálogos, etc.) são influenciados pelas cores com o intuito de transmitir ou reforçar os valores da empresa.
O que, afinal, as cores representam?
Cada cultura tem as suas representações! No entanto, a diferença é mais acentuada entre as culturas orientais. No ocidente, por razões históricas, há uma maior concordância sobre o significado das cores. Já no oriente os países atribuem significados milenares que não foram influenciados significativamente por outros povos.
Entre essas diferenças podemos citar a da cor branca. Para os brasileiros, ela significa paz e harmonia, enquanto que para os chineses quer dizer luto ou morte. Saber essa diferenciação e tomar os devidos cuidados na hora de fechar novos negócios é o grande papel do marketing das cores!
Veja o significado de algumas das cores mais usadas em marketing no ocidente:
- Amarelo: provoca felicidade e positividade;
- Verde: indica natureza e saúde;
- Azul: se refere à solidez, poder e força;
- Vermelho: pode gerar ação, fome e atenção imediata.
No marketing digital o uso e significado das cores também podem valer cifras, mas é preciso aliá-lo com um bom e responsivo layout…
Como saber que cores usar?
O significado das cores no marketing deve ser usado como parte da “estratégia visual”, que deve estar sempre alinhada com o posicionamento da empresa ou campanha específica. Caso o contrário, acaba virando um verdadeiro “carnaval de cores” sem um propósito louvável.
É preciso, portanto, ter clareza sobre os valores da empresa, do produto, posicionamento da marca e, principalmente, dos objetivos de longo prazo a serem alcançados. Só assim você saberá quais cores empregar e os seus desdobramentos em campanhas publicitárias.
Também é necessário conhecer a persona, mais precisamente o universo em que ela se encontra (físico ou virtual) e ter o devido cuidado de empregar as cores em um contexto visual que passe a ideia central da campanha, evitando conceitos polêmicos que tragam uma memória negativa.
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Por fim, para usar corretamente o significado das cores no marketing, é importante trabalhar com um número limitado de cores e seus desdobramentos nas marca e campanhas. Evite preferências pessoais e busque encontrar a harmonização das combinações por critérios racionais.
Contratar agências de publicidade que tenham experiência com o “redesign”, aplicando a experiência do usuário no marketing digital, é a solução ideal para garantir que as cores corretas para sua empresa estejam sempre presentes e cumprindo como o seu papel que é um só: gerar mais vendas!
Créditos:
Conteúdo exclusivo de Manghá
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