Como a ética influencia os resultados de uma empresa?
A Ética no ambiente de trabalho consiste em um conjunto de normas, valores e comportamentos pessoais entendidos como justos, morais, benéficos ao coletivo, ou que sejam de qualquer modo positivos para o ambiente corporativo.
A falta deste valor em uma organização pode acarretar diversos problemas, desde a perda de bons funcionários, problemas com a justiça e até mesmo a diminuição do lucro e posicionamento perante a concorrência.
Quais os benefícios em ter um código de ética dentro de uma empresa?
Desenvolver a ética traz diversos retornos positivos para uma organização. Funcionários mais responsáveis e honestos são mais prudentes e conscientes dos seus atos, mostrando mais disciplina perante as regras e comprometendo-se com a segurança das informações e das pessoas ao seu redor. Mais racionais, passam maior profissionalismo, além de ter um melhor desempenho em produtividade. A ética também proporciona maior abertura para o diálogo, gerando harmonia no ambiente de trabalho.
Os clientes são sensíveis a este tipo de comportamento, e o mercado vê com bons olhos as empresas que contam com profissionais idôneos e imparciais, dando a elas maior credibilidade.
Quando uma empresa incentiva e dá ferramentas em prol da ética, problemas como omissões, fraudes internas, furtos, subornos, assédios ou desvios diminuem drasticamente. Vejamos agora alguns passos para que a sua empresa tenha um crescimento saudável através da ética:
1- Defina o que você espera da sua empresa enquanto ética
Cada segmento possui demandas próprias e, portanto, cada empresa deve elaborar seu próprio código de conduta ética. Um médico possui questões morais diferentes das de um advogado, que são diferentes das de um psicólogo, e ainda mais diferentes de um professor, e assim por diante.
O que você entende como justo e moral, e que gostaria que fosse praticado pelos funcionários?
2- Estabeleça regras e parâmetros
Com a conduta ética da sua empresa já idealizada, é hora de deixar claro para toda a empresa como isso deve ser praticado. Imagine situações onde os funcionários podem titubear ou até mesmo errar e defina regras e parâmetros que previnam estas ocasiões de conflito. Este documento deve ser disponibilizado a todos.
3 – Disponibilize meios e ferramentas que viabilizem o comportamento ético
Imagine que um funcionário cometeu um erro e tem medo ou vergonha de admitir, pois teme as consequências. Porém, se ele for omisso, este erro pode se tornar um problema ainda maior. Neste caso, a empresa deve desenvolver meios de incentivar as boas práticas:
- Liderança treinada para acolher o erro do funcionário com profissionalismo (sem humilhar nem expor o colaborador), buscando entender o que levou ele a errar e trabalhando em conjunto para que o erro não se repita.
- Muitas vezes, o funcionário pode agir de forma antiética por falta de atenção. Tendo ferramentas de controle que evidenciem os erros de cada função, fica mais fácil para que tanto o funcionário quanto seu gestor percebam rapidamente o problema.
- Criação de um canal de denúncias para que colegas possam alertar a liderança de que algo está errado, mesmo que anonimamente.
4 – Deixe tudo muito claro
A conduta ética é um tema fundamental para o funcionamento de uma empresa e, portanto, deve ser tratada com máxima importância, sendo abordada ao menos 1x ao mês através de treinamentos, palestras, informativos, entre outros.
5 – Faça a sua parte
As denúncias recebidas devem ser tratadas com seriedade e sigilo, tomando as providências cabíveis. Caso não existam consequências para ações antiéticas, funcionários de confiança podem se sentir desmotivados e até mesmo serem corrompidos pelo ambiente injusto. Da mesma forma, boas práticas devem ser reconhecidas e enaltecidas.
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