Dia do consumidor é dia de dar desconto?

ArtigosDia do consumidor é dia de dar desconto?

Dia do consumidor é dia de dar desconto?

Com tantas datas promocionais ao longo do ano, será que 15 de março é dia de baixar os preços? Meus clientes vão ficar insatisfeitos se eu não o fizer?
Dia do consumidor – uma data muito propícia para rever o seu relacionamento com o cliente.

Ser competitivo no cenário atual não se trata de ter o melhor preço e distribuição do produto – significa compreender a importância de melhorar o relacionamento com o público, investindo no atendimento ao cliente.

“Você nunca fecha uma venda, você abre uma relação a longo prazo.” – Dennis Waitley


É por isso que o investimento em publicidade aparentemente não dá mais retorno. O marketing tradicional, onde o foco é a venda com base nas características do produto, deixou de fazer sentido para a maioria das empresas.

A explicação está na mudança do mercado e do comportamento do público nos últimos anos. Na internet, é possível encontrar diversos produtos similares, onde o consumidor pode decidir suas características, onde e como pagar, além de ter muitas outras informações, como a opinião de outros consumidores.
Assim, o diferencial deixa de ser algo material, palpável, e passa a residir no campo da experiência e percepção de valor que o cliente tem sobre a marca e o produto oferecido. Olhando por este lado, o que sua empresa tem a oferecer?

As ofertas sempre farão parte da estratégia de uma empresa, porém não devem ser as únicas. Então, para este Dia do Consumidor e próximas datas comemorativas, aqui vão algumas dicas e coisas a se pensar:

  1. O custo de manter um cliente é bem menor do que os gastos realizados para atrair novos clientes.
  2. Clientes fidelizados compram em maior volume e frequência, além de trazer novos clientes.
  3. Empresas com bom relacionamento com o cliente possuem mais credibilidade e estabilidade financeira.
  4. Se as suas vendas só sobem quando os preços baixam, reveja sua estratégia de precificação ou o seu público-alvo.
  5. Não confunda seguidor com consumidor, principalmente em estratégias de sorteio nas redes sociais
  6. Um bom posicionamento digital e relacionamento com o público são pontos mais cruciais para a conquista e fidelização do cliente do que focar somente em preço x qualidade. Então não, não precisa dar desconto no dia 15 de março, desde que você faça uma campanha marcante para a data.

O que posso fazer para o Dia do Consumidor “não passar batido”?

Embora o 15 de março seja considerado “a Black Friday do primeiro semestre” por conta do seu alto potencial comercial, nem tudo se resume a descontos. Então, se você está buscando por uma estratégia diferente, aqui vão algumas dicas:

  • Enviar recados de agradecimento personalizados
  • Oferecer uma boa experiência de unboxing
  • Incentivar as avaliações de compra
  • Enviar brindes e mimos para clientes fiéis
  • Lançar um novo produto: esta é uma ótima oportunidade para demonstrar que você “ouve” as necessidades do cliente (serve também para atualização de produtos existentes)

“Quanto mais alta tecnologia há no mundo, mais as pessoas anseiam por um atendimento com um toque pessoal” – John Naisbitt

Que o seu Dia do Consumidor seja abençoado pela fada da fidelização (brincadeira, porque não existe milagre para isso). Só não vale não fazer nada, hein? Pois se você não cuidar do seu cliente, o concorrente com certeza cuidará. 👀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo Manghá Agência

Bem-vindo à Manghá Agência! Somos publicitários e marketeiros formados e prontos para ajudar você a galgar passos incríveis rumo ao sucesso… Siga a gente na sua rede social preferida!