Dia do Consumidor no mercado B2B

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Foto de uma mão masculina segurando uma caneca, com diversos símbolos ligados ao marketing e mundo dos negócios. Dizeres: Dia do Consumicor no mercado B2B

Dia do Consumidor no mercado B2B

Seja B2B ou B2C, os compradores ainda são pessoas – e elas esperam algo de você no Dia do Consumidor

No mercado B2B, as vendas não costumam ser pontuais. Portanto, a abordagem deve ser ainda mais próxima e personalizada.

Enquanto marcas B2C fazem posts nas redes sociais oferecendo descontos generosos para o consumidor final para aquecer as vendas no Dia do Consumidor, cabe às empresas B2B pensar em uma estratégia de fidelização mais robusta.

E vale a pena investir em brindes e experiências, porque é mais barato fidelizar um cliente do que conquistar uma conta nova.

Veja também: Estratégia comercial B2B é como jogar pebolim

Com isso, selecionamos algumas ideias para surpreender a clientela B2B tanto no Dia do Consumidor quanto em outras datas comemorativas:

Recados de agradecimento personalizados para Dia do Consumidor

Uma vez que cada empresa possui uma realidade diferente, a comunicação no mercado B2B deve ser o mais personalizada possível. Assim, é possível somar muitos pontos ao demonstrar sua gratidão e enfatizar o cuidado com os detalhes .

Identifique e agrade as pessoas certas no Dia do Consumidor

Geralmente, o processo de entrada de um novo fornecedor envolve a “conquista” de diversas pessoas: o cara de compras, a gestora da área, o usuário final…entre outros.

Por isso, procure relembrar quem foram os envolvidos na negociação que favoreceram, de alguma forma, a conquista desta conta. Investigue, então, formas de manter essas pessoas satisfeitas.

Surpreenda seu cliente B2B

Existem várias formas de marcar presença em uma data comemorativa como o Dia do Consumidor, mas em todas elas é imprescindível fazer o cliente se sentir exclusivo. Confira algumas ideias que contribuem para/com este objetivo:

  • Incentivar as avaliações, enfatizando a importância que a sua empresa dá para a opinião daquele cliente;
  • Enviar brindes e mimos;
  • Organizar eventos (principalmente open-house) e visitas à fábrica;
  • Oferecer treinamentos e palestras;
  • Convidar para fazer uma visita técnica, e
  • Lançar um novo produto: esta é uma ótima oportunidade para demonstrar que você “ouve” as necessidades do cliente (serve também para atualização de produtos existentes).

Veja também: Dia do Consumidor é dia de dar desconto?

Previna problemas no Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é uma data que diz muito a respeito da ética na relação entre marcas e consumidores e no mercado B2B não é diferente. Para ter um posicionamento coerente e realista nesta data, estude possíveis melhorias a respeito da segurança, transparência, qualidade e atendimento ao cliente.

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